Por Angela Flavia Zavattieri
Todos notamos todos os dias as transformações que o mundo está passando, as mazelas que o meio ambiente tem sofrido com tanta interferência do homem. Se por um lado o meio ambiente sofre tanto com intempéries e com ações diretas e indiretas do ser humano que por vezes aceleram fenômenos devastadores como aquecimento global com a emissão de gases que intensificam o efeito estufa, e tantas outras formas que negligenciam o bem-estar da vida dos seres vivos, por outro, existe hoje uma mudança de valores que vem, aos poucos, mudando a mentalidade das pessoas, que vem adaptando sua vida à uma rotina mais consciente.
Não é de hoje que se fala em sustentabilidade, muitos tratados foram feitos entre países para conseguir diminuir o efeito da devastação que as criações do homem causam; no entanto, atualmente foi elaborada pela ONU a AGENDA 2030, que é um conjunto de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, os chamados ODS, contam 17.
ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Esta Agenda, ao contrário dos demais diplomas, contém caráter mais cidadão, e, portanto, mais leva a sociedade à uma postura mais participativa, contém um fator mais transformador.
A agenda 2030, aponta direcionamentos a serem seguidos; estes objetivos são propósitos a serem alcançados, assim, tanto pessoas físicas quanto jurídicas vem aderindo a estes propósitos para um mundo mais consciente. As empresas, tem agido com mais responsabilidade social e com isso tem conseguido maior engajamento de seus funcionários. Se antes, a sustentabilidade parecia um conceito vago, hoje ela é altamente valorizada porque somente adotando novos hábitos sustentáveis poderemos nos sustentar.
Triple Bottom Line da Sustentabilidde
Os Pilares da Sustentabilidade;
as pessoas, o meio ambiente e a economia
Uma sociedade justa, meio ambiente sustentável
e economia próspera.
A arte é das coisas mais impactantes que podem transformar uma pessoa, um pensamento, despertar sonhos e ações. Assim, porque não utilizar da arte para transformar? Ações artísticas solidárias, são altamente impactantes na sociedade, tornar acessível a arte aos demais produz grande impacto social.
E quanto a arte sustentável na cultura do não desperdício de materiais? É princípio da sustentabilidade o menor extrativismo e melhor aproveitamento com menor desperdício. A correta manutenção de materiais; devemos tornar a vida dos materiais mais longeva. Por isso, a reciclagem de materiais vem sendo feita por artistas, se transformando em belas obras de arte. Manifestações artísticas com propósito causam engajamento, inspiram os outros a ajudarem. Quando o que ia ser desperdiçado, vira arte, isso é arte sustentável.
Desenvolver a criatividade, a descoberta de novas habilidades, ou o resgate delas, tem tido cada vez mais relevância na vida das pessoas, portanto. A busca por esse novo modelo mental, mais criativo e inovador, dá origem ao surgimento do propósito de uma construção de vida, isto reflete no seu modo de pensar, na maneira de se expressar, e interfere positivamente na maneira de buscar escolhas saudáveis a você. A SUSTENTABILIDADE DO SEU SER.
Hoje, existe a procura por voluntariados que vem transformando a vida das pessoas. Um exemplo destes é o Instituto Flor Gentil, para quem são doados os grandes arranjos florais feitos por grandes floristas para eventos como casamentos e outras comemorações e destes arranjos são feitos pequenos arranjinhos a serem distribuídos pelas voluntárias do instituto à idosos em asilos.
टिप्पणियां