Por Angela Flavia Zavattieri
Neste dia 25 de outubro, aconteceu no Vila da Terra um evento na Semana Lixo Zero sobre economia circular, que contou com a participação da Casa Causa, da Breton, da Santa Luzia Molduras, da Exchange 4 Change Brasil e da Ideia Circular.
Com o intuito de discutir a economia circular, percebemos através das palestras que antes mesmo da fabricação de um produto, temos de pensar no seu descarte sustentável, assim, muitas industrias hoje devem mudar o design do processo em si , design pensado para o que vai acontecer depois do uso do produto.
A economia circular entende que se gerar resíduo este deve entrar como matéria-prima de outro ciclo, um outro processo produtivo. O resíduo, assim, é o passivo da economia circular. Então, como produzir diferente? Como mudar o processo de produção? Acredita-se que uma das tendências da economia circular é tudo virar serviço, não produto. O consumidor consciente quer criar uma identificação com a marca. Devemos nos ater à criação de novos modelos de produtividade, iniciando este pensamento através de parcerias,; o seu fornecedor sendo seu parceiro, sem pensar "em partes", mas sim como um processo completo.
Sendo este um "cocriador de criação" no seu processo produtivo. Necessário é também interagir com steakholders. Tem que pensar tudo como um ecossistema e interagir com as pessoas. Pensar como um ecossistema!
Comentarios